27/10/2010

Caixas pequenas


Arraste a setinha abaixo e use-a como marcador durante a leitura dos tutoriais.
                                         
                                       Para ver as imagens ampliadas, clique sobre elas, 
                                                      com o botão esquerdo do mouse.


              Há muitos anos atrás, um tio meu fez uma árvore de natal para o quarto de minhas primas, usando caixinhas de fósforo e de remédios embrulhados em papel de presentes como enfeites desta mini-árvore. O efeito ficou tão legal que acabou chamando minha atenção para as caixas pequenas.
              Mais tarde me encantei com os artesãos que eram, e ainda são, capazes de transformar caixas de fósforos em lindos sofás e moveis em miniaturas.
              Como artesã, sei que muitas vezes precisamos de pequenos estojos para guardar miudezas em geral e materiais, os mais diversos, que usamos em nossas produções.



              



                   Para ser sincera, até o meu celular tem uma caixinha própria onde guardo o carregador e, às vezes, o próprio celular. Fiz esta caixinha-estojo usando uma caixa de mate pequena. A caixa de mate grande serve para guardar uma Bíblia pequena.





             

              Como também uso papel de presente para fazer decoupage, usei varias caixinhas de sabonete forradas com filtro de café, para guardar recortes de papel de presente. E para guardar todas as caixinhas juntas, preparei um estojo maior, em uma tamanho que coubesse 9 caixinhas de sabonete e mais 2 de medidas diferentes, forrei todas elas, interna e externamente, com filtro de café e fechei com velcro.
              
            Enfim, são muitos os usos que podemos fazer destas pequenas caixas.

              Vamos ao passo-a-passo.






               Como estas caixas são de um papelão bem fino, costumo fazer uma aba nas duas laterais da caixa, esquerda  e direita. Estas abas têm mais ou menos 1,5 cm. Não vou colocar medidas aqui porque naturalmente elas irão variar de acordo com a caixa que você escolher. Mas pelo desenho acima da para se ter uma noção de como ficarão as medidas.




              Feche a embalagem escolhida, ou já retire as medidas antes de abrir o produto cuja embalagem você vai reciclar, e retire as medidas do topo. Para fazer estas laterais você vai precisar de uma segunda caixinha. 




              Abra as duas caixinhas e recorte o excesso de abas, conforme você vê no desenho ao lado, e apenas em uma das caixinhas. Na segunda caixinha você vai recortar as duas abas necessárias para montar o estojinho perfeito. Detalhe: todas as caixas de papelão têm uma pequena aba lateral, que é usada para se fechar a caixa, ainda na industria. As caixa pequenas naturalmente também têm. Descole esta aba com cuidado, ao abrir a caixinha, porque ela será usada para se colar a nova aba que será feita.




            Repare que as caixas pequenas, não importa que produto elas transportem, sempre precisarão de 3 abas sobressalentes: as laterias esquerda e direita e a frontal. Ao recortar estas 3 laterais na segunda caixinha, lembre-se de desenhar uma abinha que será usada para colar estas laterais na primeira caixinha, formando assim, o novo estojo-bau.           



          
                  Cole estas 3 laterais novas na primeira caixinha, prendendo com prendedores de roupa, e espere a secagem da cola. Depois de seca a cola, cole as duas abinhas laterais, fechando a caixinha e formando assim, a parte inferior da nova caixa.




            Comece a colar os filtros pela junção da tampa com a lateral traseira e cubra toda a tampa. Deixe secar bem ou use secador de cabelo ou soprador para acelerar a secagem. Só depois que os filtros da tampa estiverem bem secos é que você deve colar os filtros no restante da caixa. Se não fizer assim, o movimento de abrir a caixa para colar os filtros internamente vai fazer os filtros da tampa saírem do lugar, prejudicando o bom acabamento.



            


          Depois de todos os filtros colados, passe uma camada generosa de cola branca, interna e externamente, deixando secar bem. Aplique, a seguir, o verniz para concreto aparente ou outro à base de água. Deixe secar.






            Recorte uma tirinha de velcro, de 2 x 1,5 cm, centralize-o na lateral frontal e na aba da tampa, risque em volta do velcro e aplique uma camada de cola de contato dentro dos retângulos desenhados e no verso das dua partes do velcro. Deixe a cola de contato secar e aplique as tiras de velcro em seus lugares.     

          Espere 12 h antes de fechar a caixinha, para que a cola de contato termine a secagem completamente.







           
            Em geral, caixas pequenas podem ser montadas usando embalagem de sabonete, de mate, de maisena, de gelatina e não há problemas para se fazer as dobras das abas que abrem e fecham a caixa. 
          Mas, se por acaso você precisar fazer muitas caixas, para lembrança de casamento ou festas infantis e não tiver muitas caixas de sabonete, por exemplo, use o esquema acima para desenhar em papelão paranº 90.
         As medidas 1 e 6 correspondem ao fundo da caixa e à tampa, respectivamente.
        As medidas 2, 3, 4 e 5 correspondem às paredes laterais da caixa.
        As medidas 8 e 9 são as abas de reforço laterais. São elas que vão dar firmeza às caixas e impedir que o conteúdo "vaze" ou "escape" pelos lados.
        Por fim, a medida 7 é a aba onde você vai colar o velcro que fechará a caixa.

        Se por acaso você quiser aproveitar as sobras de papelão para mais caixas, tome o cuidado de recortar como mostra a segunda imagem desta foto: as medidas 5, 6 e 7 têm que compor uma só peça. E as medidas 4/8 e 2/9, também têm que formar uma única peça. 
        É que neste tipo de montagem, algumas partes serão fixadas com cola, como mostra este passo-a-passo, e esta colagem deixa estas peças fixas. Mas as abas de reforço, a tampa e a aba que leva o velcro têm que ser móveis, senão você não conseguirá abrir a caixa.

 

2 comentários:

Bem-vindos todos que chegaram até aqui.
Comentem e compartilhem a sua opinião.
Sintam-se sempre bem-vindos.